Violência

(Semana passada minha professora de Sociologia pediu para classe desenvolver uma redação, o tema era violência, eu acho que articulei tão bem minhas idéias que resolvi postar aqui)

Violência policial, violência familiar, violência por reação, violência sem razão, violência...
Putz! O Brasil é considerado um dos países mais violentos do mundo. Assaltos, seqüestros, extermínios, violência doméstica. Mas o que causa a violência? a miséria, a pobreza, a má distribuição de renda, a mídia com filmes e novelas de carater violento, o incentivo desenfreado ao consumismo, o desemprego, o governo que concentra o poder nas mãos de poucos e que torna a violência necessária para a manutenção da desigualdade social, a repressão da polícia, "representantes armados do sistema", que somada a currupção deixa a população insegura sem saber em quem confiar, os presos que superlotam os presídios e sofrem torturas, maus tratos, descasos, perseguições e opressões que fazem com que tenham dentro de si um desejo exagerado de vingança, a ignorância.
Quem é o culpado pela ignorância... a cultura que nos foi imposta, as condições horríveis de vida, a exclusão cruel de pessoas por meio de preconceitos, isso tudo e muitas mais. O pior é que por causa dela, essa tal de ignorância, não reconhecemos nossa imagem e semelhança, ela nos tira o poder de questionar o mundo, nos torna alvo de lavagem cerebral, é ela quem lhe tira a coroa de rei, rei de si mesmo, nos faz agir com violência ignorando o poder das palavras aliás acho que o homem violento é nada mais que um ser humano inseguro que usa esse meio como escape para fugir das frustrações que acumulou ao longo da vida, sei também que corpo e mente são um só e quanto mais perfeita a hamonia entre ambos mais pacífico, sábio e equilibrado se vai ser.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Quilombo!

Certa vez perguntaram a Bob Marley: